X

blog

Nova medida 2 :apartamentos compactos e fabulosos!

28 / DEZ / 2014


 

O plano de reforma a seguir, idealizado e conduzido por Adrián Elizalde, arquiteto espanhol, data de 2014 e é um show de conservação e respeito à idade do bairro, do edifício e do apartamento.

Trata-se de um apartamento de 84 anos de idade, que já passou por inúmeras intervenções, que se sobrepuseram, tapando a verdadeira identidade do espaço.        

   

Adrián Elizalde havia sido contratado para dar "nova cara" ao local, mas viu ali a oportunidade perfeita de resgatar uma identidade original, em vez de sobrepor mais uma camada às tantas que já existiam.

Assim, literalmente o apartamento foi todo descascado, até que se revelasse tal qual seu projeto original : o estonteante piso de ladrilhos hidráulicos - de vários tipos! -, tetos abobadados e marcenaria antiga foram recuperados para servir novamente de ornamentação.

Para ampliar  os 70m² dali, a proposta foi eliminar as paredes, deixando apenas divisórias de madeira, com portas de correr. As paredes foram pintadas de branco - o colorido fica a cargo dos belos desenhos do piso - , a mobília foi reduzida e o pé-direito ganhou medidas extra.

Os novos materiais foram escolhidos com cautela, de maneira que dialogassem perfeitamente com os antigos.  Existe uma única mesa, de comprimento 3.10m, que serve de mesa de comer, mesa de estudos, bancada da cozinha etc., concentrando assim todas as funções da casa.

Chama atenção a pouca mobília introduzida, bem como a luz que foi muito bem-aproveitada. Um exemplo excelente de arquitetura que se renova, restaurando-se simultaneamente.