X

blog

Arquitetura Contempornea em 10 Edifcios

05 / MAR / 2015


 

O arquiteto Marc Kushner, autor do livro "The Future of Architecture in 100 Buildings", apresentou ao mundo dez dos edifícios mais marcantes construídos nos últimos anos, para que a população conheça todas as inúmeras possibilidades que a Arquitetura oferece, além de abrigo e proteção.

1. Tverrfjellhytta Reindeer Pavilion, Hjerkinn- Noruega. Esse espetacular refúgio oferece aos trilheiros da região a oportunidade de proteger-se do clima rigoroso do Inverno, além de poder contemplar a paisagem e os animais que rondam a região. A estrutura simples em paralelepípedo serve de "caixinha", embrulhando os cálidos bancos de madeira diante de uma lareira, onde os passantes possam aquecer-se e admirar, através do translúcido painel de vidro, a vista das montanhas e da natureza.

 

2. Metropol Parasol, Sevilha- Espanha. Quando resolveram ocupar um grande terreno em meio ao centr histórico da Cidade de Sevilha, os governos não imaginavam encontrar, em meio às escavações, ruínas de edificações do Império Romano. Decidiram, então, aliar os usos propostos inicialmente - shopping center, praça, café - com um museu para contemplar essa herança com os cidadãos locais e turistas. O resultado foi um sucesso, e a incrível estrutura em madeira (a maior obra de arquitetura feita de peças coladas em todo o Mundo!)  virou um interessante contra-ponto à arquitetura local. 

 

3.Complexo Social Alcabideche, Alcabideche -Portugal.  Esse lar para idosos buscou trazer a eles mais qualidade de vida e segurança. O traçado remete a uma Vila Mediterrânea, onde ruas, praças e jardins são uma extensão da casa. Outro diferencial nessa vila moderna é o fato de que uma luz vermelha se acende sempre que há algum problema dentro de um dos módulos, chamando imediatamente a atenção e evitando maiores dificuldades e garantindo assistência para essas pessoas.

 

4. Pavilhão do Movimento para o Design Miami 2012 - Miami, Estados Unidos. Aqui, o design tornou um grande espaço em branco uma festa de volumes tubulares feitos a partir de peças de vinil.

 

5. Ark Nova - Matsushima, Japan. Criado por Arata Isozaki e Anish Kapoor, esse anfi-teatro de 500 lugares foi criado para trazer ao povo japonês uma nova esperança a partir da arte, logo após o grande terremoto que devastou parte do território do país. A membrana plástica é infável e comporta, dentro de seu espaço, 500 assentos. Após o espetáculo, a membrana é novamente esvaziada, sendo transportada de caminhão à próxima cidade, para encantar outros japoneses e provar-lhes que é possível renascer das cinzas.

6. Sede da China Central Television - Beijing, China. A sede da CCTV combina o processo inteiro de realização de um programa num só edifício. Essa concentração de atividades -administração, produção e broadcast - encoraou a emissora a conectar-se também com sua cidade de uma forma mais dinâmica, trazendo ao edifício uma forma inovadora, que foge aos padrões de arranha-céus da cidade.

 

7. Pavilhão Wendy,  Queens- Nova York. Esse pavilhão de forma bem particular é capaz de absorver Dióxido de Carbono(CO2) do ambiente, ao mesmo tempo em que atrai olhares curiosos, tal qual uma obra de arte urbana qualquer. Seu formato azul, pontiagudo e enorme, causa uma enorme mudança na paisagem e na  qualidade do ar.

 

8.Posto de Gasolina e Mac Donald's em Batumi, GeorgiaFuel station and McDonald’s - Batumi, Georgia.Além das duas funções já mencionadas, é também um parque público e edificação marcante para o bairro. O local prova que é possível aliar a hora de abastecer com um horário de pausa e descanso. E por que não?

 

9. Centro de Interpretação Mapungubwe - Limpopo, South Africa. Esse centro foi planejado para remover da miséria um determinado grupo que vivia na região. Essas pessoas receberam instruções de como realizar a edificação e foram a própria mão de obra para sua construção. Essa técnica utilizada tem mais de 600 anos e traduz em muitos as pectos a cultura sul-africana.Apesar de inspirada no passado, a edificação é plenamente aplicável em pleno século XXI.

 

 

 

 

10. Projeto de Pintura das Favelas, Rio de Janeiro. Esse projeto de arte urbana e social foi desenvolvido em parceria com os arquitetos holandeses Jeore Koolhaas e Dre Urhahn e um time da Favela de Santa Marta. Desde a realização desse projeto, o time de arquitetos transformou várias outras áreas, incluindo uma área na Filadélfia, EUA, além de Curaçao, nas Antilhas, de maneira a atrair mais recursos econômicos para a área.

 

Fonte: TED Ideas, http://ideas.ted.com/