X

blog

Na Austrlia, 1 casa pr-fabricada sustentvel

12 / MAR / 2015


 

O escritório de arquitetura australiano ArchiBlox lançou, recentemente, uma casa que promete ser tendência nos próximos anos. Equipada com mobília “eco-friendly” e vários outros mecanismos de reaproveitamento de recursos, a compacta moradia é, além de econômica, adorável.

Aconchegante e atemporal, essa casa móvel de aproximadamente 75m² possui interessantes propostas de sustentabilidade. Possui amplas aberturas, o que permite iluminação natural grande parte do dia. Hermética, é capaz de preservar uma agradável temperatura, resistindo ao calor intenso dos dias de verão na Austrália. Em vez de depender de aquecimento e refrigeração mecânica, a casa usa tubos no solo para puxar ar frio do Pólo Sul. O protótipo de painel solar produz energia suficiente para suprir as demandas da casa... E ainda sobra. Ou seja, a casa gasta certa quantidade de energia, porém devolve ainda mais.

O edifício, exposto na praça principal da cidade de Melbourne (Austrália), está coberto por um telhado verde para isolamento adicional, bem como um conjunto de paredes deslizantes jardim vertical que sombra e fresco do edifício no verão.

O espaço compacto compreende um amplo salão de jantar e cozinha em uma extremidade, e uma casa de banho e quarto na outra; a área privada é separada do espaço comum por armários modulados. O interior com painéis de madeira é iluminado e arejado, sendo composto de materiais sustentáveis e não-tóxicos. A energia aqui é obtida através do uso de reciclagem de águas pluviais.

A casa é um excelente protótipo de “Casa do Futuro”, mais um modelo alternativo às edificações contemporâneas, prezando não só pela economia de capital, mas também de recursos naturais.

Fonte: INHABITAT.COM