X

blog

Espao Interativo Cincias da Vida

24 / JUN / 2015


 

Fundado em 2013, o Espaço Interativo Ciências da Vida, funciona como um museu lúdico e um centro de experimentação científica na cidade de Belo Horizonte.

Inspirado na obra de Hélio Oititica, artista plástico anarquista, conhecido por estimular experiências sensoriais através de suas instalações, o EICV é, sem dúvida, uma obra-prima e um universo à parte.

Tomando como base um público alvo de crianças e pré-adolescentes, o Equipe B, escritório encarregado do projeto arquitetônico, museográfico, luminotécnico, acústico, de acessibilidade e de comunicação social, acertou em cheio em suas escolhas. O projeto é um resultado de uma série de boas escolhas, desde as cores, até o mobiliário e os detalhes de lumino-técnica.

Aqui existem, no piso térreo, 7 salões distintos, referenciado os sistemas do corpo humano. Para cada um, uma cor e texturas distintas. São eles: Célula ao alcance da mão/ Reprodução/ Circulação/ Digestão e Nutrição/ Movimento / Sentidos/ Sentir, Lembrar e Agir.

O espaço fisga o visitante instantaneamente, criando um ambiente de imersão absoluta, interesse e aprendizado. Há textos elucidativos, jogos adaptados, maquetes, gravuras e outros objetos de interação com o público.

Apesar da distinção entre os espaços, é impossível negar a unidade visual e acústica empregada nos ambientes. Todos eles trazem o mesmo sistema de isolamento acústico, eficaz e bem escondido no forro negro que recobre todas as salas.

Vale a pena conhecer o local e encantar-se com a experiência.

Fonte: Revista aU, edição 243.