X

blog

Pequena Residncia Nmade

01 / OUT / 2015


 

O arquiteto Kengo Kuma traz ao Jardin des Tuilleries um novo conceito, algo entre arte e arquitetura, que oferece uma geometria orgânica através de elementos de madeira.

"YURE é uma expressão japonesa para um abrigo nômade que move-se lentamente com o vento. Ele ondula como árvores que balançam suavemente lentamente seus galhos e folhas. A estrutura é constituída por peças de madeira, idênticas, empilhadas e torcidas para criar um volume dinâmico poético. YURE oferece uma geometria orgânica por uma composição geométrica de elementos de madeira”, explicou o arquiteto.

O sistema construtivo de YURE baseia-se numa maneira simples de ligar dois elementos de madeira, por articulações simples, utilizadas comumente pelos carpinteiros humildes no Japão.

Este tipo de montagem dos elementos de madeira, na vertical e obliquamente, permite que a estrutura se expanda por meio de um movimento em espiral, numa treliça. O resultado é um espaço orgânico e flexível, permitindo a livre circulação através e acima da estrutura usando a escada de acesso ao quarto, sala e terraço.

Fonte: Domus Web