X

blog

Casa em Xangri-l, Rio Grande do Sul.

30 / MAR / 2016


 

Com um bom terreno e desejo intenso de uma família por um lugar de repouso, mas um prazo apertado para realizar esse sonho, o escritório Arquitetura Nacional muniu-se fortemente da ferramenta BIM para realizar o sonho do clã. Assim nascia a Casa Enseada.

A edificação configura-se por dois volumes, um em madeira, outro em concreto. Apesar de similares em proporções, as demais características diferenciam os dois, de modo a comporem um interessante jogo de formas e texturas.

Num condomínio fechado de casas, a família permitiu-se abrir mão dos muros, assim evidenciando a casa, o gramado e o território em volta.

A disposição dos dois volumes gerou ainda boas regiões de sombra, que só fazem aumentar ao longo do dia. Ambos são conectados por uma escada externa de cobertura vegetal, para que se proteja.

Nos interiores da residência, a madeira surge como elemento agregador e protagonista em praticamente todos os ambientes, surgindo também na escadaria de acesso frontal da casa. As bancadas e o mobiliário na cor branca trazem unidade e tranquilidade. Já o aço, com pintura na cor preto fosco , termina de arrematar os espaços.

Os representantes do escritório Arquitetura Nacional chamam a atenção para a utilização dessas ferramentas, de modo a otimizar de maneira sensível a produtividade de uma obra, sua eficiência e agilidade. A casa Enseada é prova viva disso.

Fonte: ArcoWeb.com

- adaptação do texto: Andrea Dias Costa