X

blog

Pavilho Chins Desmontvel

23 / AGO / 2016


 

Com 680 m², construído no ano de 2015, esse pavilhão em Guangdong, na China, surgiu a partir da demanda de uma construção flexível, mutante…e reutilizável. O edifício surge como uma reação à exagerada produção de edifícios extravagantes e custosos que duram pouco tempo, e depois são trazidos abaixo.

O HEX-SYS possui um sistema leve de construção, que pode ser utilizado para diversas finalidades, alem de poder ser montado e desmontado, e levado a outros locais. O grupo OPEN Architecture entende que pensar nesse quesito é uma função inerente ao arquiteto, não podendo ser apenas deixada de lado.

O módulo-base do edifício, hexagonal, se assemelha a um quarta-chuva aberto quando visto por dentro do edifício. Existe uma única coluna tubular que o sustenta, formando a estrutura do pavilhão inteiro. Por dentro desses tubos, alias, é recolhida a água da chuva, que será utilizada para irrigação. Outro ponto para a obra, no quesito re-aproveitamento. Além disso, a fachada exterior, para otimizar a possível “remontagem" do edifício, foi realizada através de encaixe, sem solda, para que possam re-agrupar-se posteriormente.

Fonte: Domus Web

Adaptação de Conteúdo: Andrea Dias Costa